19 de setembro de 2011

SISTEMA HUMANO - um sistema tonal –


       


       

                                                                                       Moema Ameom

Os seres vivos do Planeta Terra são sistemas moleculares cuja união da cinestesia e a sinestesia cria aparelhos e/ou instrumentos cujos movimentos vitais são oriundos do som. As ondas vibratórias produzidas e reproduzidas pelos mesmos geram o campo energético-magnético que os mantém em locomoção. Os processos de ação X reação provenientes da locomoção são os responsáveis pelo continuum da vida, onde dois movimentos destacam-se como sendo o núcleo de todos os outros: contração X expansão.
Para que os mesmos sejam afinados, reajustando-se naturalmente, o tônus deve ser mantido em equilíbrio. Portanto Hipotônus (expansão) e Hipertônus (contração) precisam fortalecer a convivência entre si a fim de fazer com que o limite entre ambos seja reconhecido pela consciência.
A consciência do Sistema Humano – SH -, formada pela conexão neurológica que reúne razão e sensibilidade em seu encéfalo, possui a capacidade de auxiliar na comunicação entre seus movimentos básicos construindo concentração focada em seus objetivos, canalizando sua produção energética para a realização dos mesmos. Estes, por sua vez, são provenientes de pensamentos, idéias, desejos e sonhos, elementos motiv.(a)dores do Sistema que é formado por 3 corpos distintos onde se processam os movimentos vitais.
São eles: Corpo Ósseo, Corpo Físico e Corpo Etéreo
A experiência (vivência) é o principal alimento da motiv.ação e a maneira como é realizada, a fonte do equilíbrio (ou desequilíbrio) emocional. 
 Para que a motiv.ação não conduza o SH para o caminho das dores (físicas, mentais e espirituais), é preciso que a regulagem tonal seja mantida regularmente a fim de manter os processos psicossomáticos em ajuste com os movimentos cinestésicos e sinestésicos.   

Corpo Ósseo - CO > Querer - Q

É constituído pelos ossos que formam o esqueleto – estrutura óssea -. Guarda em seu interior a medula e a maior parte das células tronco.
Na coluna vertebral – eixo central do Sistema Humano - este núcleo, onde encontramos a formação do Sistema Nervoso Central – SC -, é o responsável pela manutenção e renovação dos Movimentos Vitais.
O osso produz as duas qualidades de movimento citadas acima: cinestésico em sua formação calcária e sinestésico no líquido que a mantém: energia vital.

O MOvimento que o esqueleto ósseo – ITA – for capaz de executar, será a fonte mantenedora da qualidade energética – KUÁ – produtora do tônus.

O “porque” da associação com o verdadeiro Querer

Ø  Devido ao fato de que a energia produzida em seu interior é a mesma daquela existente no envoltório do Planeta Terra e do Sistema Solar. Sua intensidade equalizada matem o SH em ressonância com a potência energética que o comanda, harmonizando-o com os demais seres vivos habitantes de Gaia. O desequilíbrio do tônus impede o SH de se conectar com seu como = individualidade. Ao perder contato com sua qualidade pessoal, o limite (medo) forma uma rede densa de retenções no interior do CF, impedido o fluxo vital.
Ø  Esta rede densa é constituída pelo desequilíbrio tonal.
Ø  Sendo assim, dar ao Corpo Ósseo espaço para criar seus movimentos            sem entraves em suas pesquisas, dá ao SH capacidade de assumir-SE(r) em sua totalidade, libertando-se da Holofobia que vem sendo criada pelo próprio Homem há milênios, conduzindo-o a destruição de si mesmo e, conseqüentemente, de seu habitat.

Corpo Físico - CF > Posso Querer – PQ

Em sua formação traz vísceras, ligamentos, tendões, três camadas de músculos (cadeia muscular) e três de pele (tecido epitelial).
Seu maior percentual é líquido – KUÁ, portanto, sua maleabilidade e flexibilidade é regida pelos MOvimentos dos ossos – ITA. Quando não é permitido ao CO  espaço para se desenvolver em ressonância (equilíbrio tonal) com o Q, o CF gera bloqueios que acabam por desviar o caminho do CO. Círculo vicioso.

A leitura de sua mecânica deveria ser: movimentos cinestésicos  comandados pelos sinestésicos. Porém, o que vemos na maioria das vezes é o processo contrário. Esta inversão é a maior responsável pela obliteração do verdadeiro potencial humano.
Sendo fundamentalmente líquido = energia pura = dependerá da vibração tonal ajustar (ou não) os processos de ação X reação. Este ajuste possibilita (ou não) o resgate do Querer.
Mantido pelas redes eletromagnéticas do Sistema Nervoso Periférico – SP, oriundas do Sistema Nervoso Central – SC, a intercomunicação entre CO e CF precisa ser mantida em cuidado de equalização permanente para que o possível transforme-se em IN.possível e vice-versa.
A conscientização dos movimentos realizados pelos processos de ação X reação existentes no CF é indispensável para a formação do Posso Querer - resultado do como nele desenvolvido.


 Corpo Etéreo - CE > Quero Querer – QQ

Quando o CF não suporta a pressão causada pelo desequilíbrio emocional (que desregula o tônus) existente em seu interior, expulsa energia para fora, fechado a conexão com as ondas de retorno, ou seja, os movimentos cinestésicos desconectam-se dos sinestésicos sendo que estes formam, no campo áurico, um Corpo Etéreo – CE com a intenção de minimizar a pressão arterial (defesa do aparelho circulatório X respiratório) causada pelo desequilíbrio tonal,
Estes processos, defesas orgânicas, são realizados com freqüência em graus variantes para que o psicossoma possa se reorganizar e depois voltar a realizar as conexões necessárias para dar continuidade à revitalização molecular. Porém, quando realizados repetidamente sem espaço para a regulagem tonal , acabam por materializar um corpo energético fora do CF, nele depositado, sonhos, desejos e anseios – processos regidos pela sinestesia.
Com dois corpos para manter, a energia do Q – CO subdivide-se se enfraquecendo por não ser alimentada devidamente devido à falta das ondas de retorno.
Como o Corpo materializado no CE não tem como alcançar a consciência (que é processada o CF), o SH torna-se inconsciente dos processos de ação X reação que produz.
O CE é puramente sinestésico por isso mesmo, é o gerador da imaginação, mola mestra para o impulso da motiv.ação. Uma vez regulado, é a fonte mantenedora do cotiuum da vida, por ser o filtro que mantem o CF limpo das impurezas do estresse nervoso.

BRINCANDO com o Tônus

Ø  Hiper tônus = contração = sal = frio = satélite Lua = escuro =  sombra = inflexibilidade

Ø  Excesso de Hiper Tônus = raiva = ciúme = inveja = ódio = violência = foco excessivo = visão restrita = preconceitos enraizados = limite recuado

Ø  Hipo Tônus = expansão = açúcar = calor = estrela Sol = claro = luz = flexibilidade

Ø  Excesso de Hipo Tônus = benevolência demasiada = subserviência = solidariedade desestruturada = foco desfocado = visão irrestrita = conceitos fracos = limite avançado

Hipo - energia com polarização negativa – côncava (-) - e Hiper (energia com polarização positiva – convexa (+), são elementos complementares. Um bom exemplo de visualização é a pilha.
Portanto, na contração sempre haverá uma expansão e vice-versa.
Quando o SH produz excesso de contração em determinadas partes do CF  estará produzido simultaneamente excesso de expansão em outros.  Estes movimentos desconectados, por não se complementarem, são os responsáveis pelos desvios ósseos que acabam por criar represas das massas líquidas do CF, impedindo que a Energia Medular se manifeste na totalidade do SH. As redes do SNP tornam-se tensas, desestruturando a pressão arterial (desequilíbrio entre sístole e diástole), além de bloquear os processos peristálticos do diafragma
Quando acontece o ajuste entre Hipo / Hiper tônus, o limite surge com firmeza tonal, possibilitando a vivência saudável do Medo.

JOGANDO COM AS PALAVRAS

Crie seu jogo utilizando as palavras grifadas em negrito no texto, tais como:
 Cinestesia – Sinestesia – Tônus – Hiper – Hipo – Expansão – Contração - e outras mais que for encontrada.
Este jogo ajuda a sintonizar a consciência com a visão de MOITAKUÁ.

EXPERIMENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário