15 de setembro de 2011

CONSIDERAÇÕES GERAIS


 por Moema Ameom
“AMOR é a descoberta de nós mesmos nos outros e a ALEGRIA desse reconhecimento” Alexander Smith

Todo e qualquer movimento a começar pelo molecular, contem um processo sinestésico, que eu denomino de Movimento Vital.
Este processo é resultante do fluxo / refluxo existente na medula óssea.
A vitalização sistêmica – aqui no caso tratado como Sistema Humano - SH -, é proveniente dos movimentos causados por este processo, onde a energia decorrente do encéfalo se manifesta na matéria orgânica, criando os Sistemas Nervosos.
OS SISTEMAS NERVOSOS comandam todo o funcionamento do SH.
Na composição do Corpo Físico – CF / PQ - os nervos exercem o papel de “fios” portadores das energias existentes na medula, realizando a intercomunicação entre os ossos. A qualidade desta comunicação dá ao esqueleto ósseo – CO / Q – a maneira (como) as expressões das cadeias musculares irão se desenvolver.
EX. PRESSÕES = movimento tonal > Hipo / Hiper tônus
 As ondas vibratórias provenientes do como, alcançam as camadas musculares, viscerais e epiteliais com a função de dar ao CF /PQ a capacidade de agir – ação / reação.
AÇÃO X REAÇÃO = princípio básico dos movimentos vitais.
As ações / reações são, portanto, resultantes da intensidade tonal das vibrações sinestésicas propagadas no CF / PQ. Sendo assim, para que a energia vital existente no multiverso possa ser captada, absorvida e transformada no SH, é preciso que a matéria aquosa do CF / PQ, realize ressonância harmônica com a matéria do CO / Q. Esta permuta de favores só é possível se as redes nervosas (Sistema Nervoso Periférico) aprenderem a estimular e ser estimuladas sem encontrarem bloqueios causados por resíduos moleculares.
RESÍDUOS MOLECULARES = desequilíbrio tonal
Sendo portador de sabedoria orgânica os três corpos do SH tendem a criar e recriar movimentos cujo único objetivo é um dia conseguir descobrir os caminhos de conexão que os façam realizadores de suas próprias experiências, aquela existente na medula óssea que faz conexão com o Multiverso.
A principal fonte da ânsia (ansiedade) dos humanos é a necessidade visceral de ajustar-se à sua fonte vital. Esta busca insana, sendo motivada por estímulos externos acaba se manifestando em criações exorbitantes cujo ritmo descompassado de execução não acompanha os processos sinestésicos dos movimentos vitais.
Este jogo de perdas e ganhos é o responsável pelo enorme desequilíbrio ambiental que vem sendo o principal responsável pela destruição da vida planetária.
ANSIEDADE = alteração do bio-ritmo regido pelo Aparelho Respiratório.
Ou seja, de tanto querer se conhecer internamente os humanos construíram matéria sólida na parte externa do CF / PQ, colocando os processos sinápticos fora da matéria orgânica. Com isso passaram a utilizar seu campo de propagação energética – Corpo Etéreo / Quero Querer – CE / QQ, em barreira invisível que os afastam cada vez mais de sua verdade visceral.
CAMPO DE PROPAGAÇÃO ENERGÉTICA = também denominada de capa áurica é o local onde é realizada a filtragem das energias captadas do plano exterior, assim como a equalização daquelas emanadas pelo CF do seu interior.
A imaginação é o movimento sinestésico do pensamento.
Ela proporciona ao CF / PQ, estímulo e motiv.ação para a sinestesia do CF / PQ. É a responsável pelo ato de criar, fundamental para a manutenção do continuum da vida. O SH produz pensamento e com ele forma sua imaginação para que, motivado pelo desejo de colocar sua imaginação em prática, possa se colocar no campo da realização rompendo as barreiras do medo que o separa do multiverso interno / externo.
O movimento sinestésico do pensamento é capaz de criar com tamanha intensidade a imaginação que esta pode gerar um “falso”corpo CE / QQ que irá produzir sensações de realização onde a percepção não terá grau de alcance necessário para regular a consciência. Sendo este campo também produzido pela emanação das ondas vibratórias da energia medular (via pensamento), torna-se um espelho distorcido das verdadeiras motivações e desejos. Atos falhos – inconsciência?
CONSCIÊNCIA = regulada (e/ou manipulada) pelo LIMITE entre Hipo e Hiper tônus > equilíbrio tonal.
Quanto maior o grau de desequilíbrio tonal, maior será o grau de inconsciência e mais ampla a (in) capacidade de resgate da consciência em sua real potência.
Ficamos então com uma questão bem simples, e por isso mesmo não muito fácil, para colocarmos em prática:
Exercitar o CF / PQ para que o equilíbrio tonal se ajuste em grau cada vez mais próximo da real potencialidade visceral, gerando a intensidade necessária para o resgate da consciência a fim de que ações / reações venham a gerar processos harmônicos com a sinestesia contida nos Movimentos Vitais, responsáveis pela formação da existência. MAKTUB!
MOITAKUÁ ensina.
MO = movimentos vitais
ITA (*) = pedras > por analogia = esqueleto ósseo / energia vital
KUÁ (*) = água > por analogia = sangue / energia sinestésica
(*) Nomes extraídos do dialeto Guarani pertencente ao tronco Tupi.
MOITAKUÁ, enquanto metodologia, se subdivide em: Orientação Organizacional do Sistema Humano, Educação Vital, Movimentákua e Dança Essencial. Na OOSH, encontra-se o desenvolvimento da Massagem Corporal.
Todos estes caminhos têm como principal e único objetivo, regular o tônus  conduzindo o SH para o encontro com a sua totalidade sistêmica a fim de que possa se unir ao Holo multifacetado do Universo.
Conceitos:
Sinestesia (do grego (syn) "união" ou "junção" e (esthesia) "sensação") é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o olfato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica. Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinestesia
O Movimento Cinestésico tem a ver com a percepção de movimentos musculares. Centram suas experiências nas demonstrações físicas; por exemplo, ao se comunicarem necessitam tocar o seu ouvinte. O cinestésico-corporal, processa melhor a informação através do movimento e do toque, aprende melhor movimentando-se, tocando ou mexendo nas coisas.
O Sinestésico tem a ver com aquele que é “sensorial”, ou seja, é capaz de fundir ou misturar diferentes sentidos, por exemplo, conseguem ouvir (audição) um movimento visual (visão) ou sentir cheiro (olfato) ou gosto (paladar) de uma imagem visual (visão) ou visualizar (visão) ao ouvir (audição) uma música.
Portanto podemos dizer que um Cinestésico é também, de certa forma, um Sinestésico, porque o Cinestésico aprende melhor através do toque, por meio do toque (tato) ele consegue ouvir (audição) melhor a informação. Isso é um exemplo de misturar diferentes sentidos, que ocorrem tipicamente com Sinestésicos.
Questionamentos:
O que acontece com a ARTE de VIVER quando predomina a Cinestesia?
O que acontece com as formas artísticas quando perdem a Sinestesia?
                                                                      
                                                                    Itaipuaçu, 12 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário