Por Moema Ameom
A origem é controversa. É comum atribuir a origem a rituais oferecidos em templos dedicados à deusa Ísis, em agradecimento à fertilidade feminina [...] É possível que alguns dos movimentos, como as ondulações abdominais, já fossem conhecidos no Antigo Egito, com o objetivo de ensinar às mulheres os movimentos de contração do parto. [...] a forma primitiva era considerada um ritual sagrado. A origem está relacionada aos cultos primitivos da Grande Deusa ou Mãe Cósmica. [...] Acreditava-se que a partir do sangue divino do útero e através de um movimento, dança ou ritmo cardíaco, que agitasse este sangue, surgissem os "frutos", a própria maternidade. As manifestações primitivas, cujos movimentos eram bem diferentes dos atualmente executados, tinham como objetivo através ritos o preparo de mulheres para se tornarem mães.
Movimentar a pélvis para nutrir os processos vitais do nascimento e não tão somente do ato de fecundar. Movimentar o corpo para nutrir a vida que está em forma.ata.(a)ção. Reconhecer o fluxo sanguíneo dos órgãos genitais através da conscientização de um movimento que gera dança e vice-versa. Fazer da sexualidade o alimento da criação – ato de Re.criar a criatividade dançada dos movimentos vitais!
Em que momento histórico o sagrado, direcionado ao sangue feminino, tomou o rumo da negação, por ser considerado empecilho ao apelo sexual? Quando começou a surgir na mente da mulher o repudio ao sangue pélvico produzindo o medo de sentir a dor da menstruação? O horror ao parto natural? O que levou o feminino ao distanciamento de seu campo sensorial responsável pela intercomunicação entre a capacidade de expandir para receber a vida e contrair para nutri-la com amor visceral? Como passaram a ser gestadas as matérias masculinas? Como passaram a conviver estes homens com seus processos de expansão, uma vez que os mesmos são decorrentes da energia (+) tida em profusão no corpo da mulher? Como ficou o caminho da produção? Da potência dos seres humanos?
Mudaram a regência da vida, deram à estrela sol uma pré.posição masculina – O, Le, Il, - religando o yang (expansão) apenas ao homem. Como ficou a dança do ventre? Focada apenas no ato de seduzir para procriar.
Perdeu o sagrado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário